Acupuntura

 

Tratamento com Acupuntura

1ª sessão: Anamnese, diagnóstico e tratamento. Duração 1h30min

Demais sessões: Tratamento. Duração:1h

 

A Acupuntura

Através das agulhas estimulamos pontos específicos no corpo que acessam os meridianos,  promovendo a circulação da energia do próprio corpo, estimulando a reparação e o equilíbrio. Um estímulo a auto cura.

O tratamento é individualizado baseado no equilíbrio das síndromes apresentadas por cada paciente segundo a Medicina Tradicional Chinesa. São escolhidos pontos específicos para cada tratamento. A técnica é indolor e as agulhas são descartáveis.

A Moxa  em bastão (Artemisia vulgaris) também é utilizada no tratamento assim como a Ventosa , o Gua Sha (pedra de Jade) e a Auriculo acupuntura que estimula pontos reflexos na orelha através de sementes e cristais.

Reconhecida pela OMS (organização mundial de saúde) a Acupuntura é praticada amplamente no mundo todo. Na China é praticada dentro de hospitais.

Benefícios proporcionados pelo tratamento com Acupuntura: Equilíbrio das funções fisiológicas, diminuição da dor, melhora da qualidade e quantidade de sono, melhora da disposição, melhora do equilíbrio emocional, aumento da autoconsciência, fortalecimento do sistema imunológico, eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

A Acupuntura pode ser realizada em bebês, crianças, jovens adultos, gestantes e idosos.

 

O Tao, o Yin e o Yang e as cinco fases

A acupuntura se baseia no conceito Yin e Yang do Taoísmo. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa quando alguma das 5 fases está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

O Yin e o Yang são duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas. As cinco fases  representam os vários estágios de transformação do Yin e Yang nos ciclos de mudança da natureza que regulam a vida na Terra. São elas  Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal que juntas formam um ciclo dinâmico.

Assim a água está associada ao inverno e ao rim, a madeira a primavera e ao fígado, o fogo ao verão e ao coração, a terra a interestação e ao Baço e o metal do outono e ao pulmão. Cada elemento está relacionado a um órgão e uma víscera, a um clima, a uma cor e uma emoção. As desarmonias no corpo são geradas pelo desequilíbrio entre os elementos, afetando assim nossos órgãos e nossas emoções.

No corpo correm os meridianos, vasos que levam a energia, assim como vasos sanguíneos levam o sangue. Cada órgão e cada víscera possuem seu meridiano correspondente.

 

Sobre a Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é baseada em várias técnicas que tratam o indivíduo como um todo, considerando seu interior e seu exterior. Dentre elas estão: a Acupuntura, a Fitoterapia Chinesa, a Dietoterapia Chinesa e os Exercícios terapêuticos.

As origens da Acupuntura perdem-se no tempo. Estima-se que surgiu há mais de cinco mil anos, com prática na China, devido a evidências arqueológicas.

Os mestres antigos ensinavam que a doença era uma alteração das funções do corpo ou desgaste deste. Fatores externos, como frio, calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento poderiam gerar desequilíbrios na saúde e através  da acupuntura seria possível a recuperá-la.

Na Antiguidade as doenças eram tratadas com massagens (Tui-Na), exercícios respiratórios (Qi Gong), exercícios adaptados das artes marciais (Tai Chi Chuan), dietas, chás e  “agulhamento". Estes e outros métodos de tratamento baseados na medicina primitiva desenvolveram-se e foram interpretados, ao longo dos séculos. 

 

Sobre a terapeuta

Iara Elias é Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Iniciou seus estudos em Medicina Tradicional Chinesa em 2013 se tornando apta em Auriculoterapia em adultos e crianças pelo IBRAM-MG. Pós graduada em Acupuntura sistêmica pelo INCISA-IMAM onde recebeu o título de Acupunturista. Em 2016 se especializou nas técnicas de Agulha de Fogo e Tratamento da Rinite por estimulação do Gânglio Esfenopalatino com Dr. Lu Quan Chen do Hospital de Tongren (Pequim-China). Na área da Moxaterapia se aperfeiçoou também na técnica de Moxabustão Japonesa com Yoshihiro Odo (Escola Shinkyu Dojo - SP).

Em sua prática clínica também possui experiência com gestantes, idosos e crianças.