Formado pelos elementos da terra e água, o dosha Kapha é o princípio da lubrificação e da estruturação, afinal, para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Além disso, o Kapha também é responsável pela inteligência celular garantindo assim que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.
Quanto a alimentação, o dosha Kapha fica desequilibrado com pratos doces, ácidos e salgados, além de alimentos pesados, oleosos e frios. Mas para equilibra-lo opte por sabores picantes, amargos e adstringentes.
Quem é do biótipo Kapha (possui esse dosha como dominante) deve optar por alimentos leves e secos. Maçã, pera, feijão, sementes de abóbora e de girassol podem ser consumidos sem culpa.
Já na área da saúde, quando desequilibrado, o corpo tende a desenvolver doenças como obesidade, diabetes, edema e excesso de muco nos pulmões.
Com essa publicação, hoje nós encerramos a nossa série sobre os doshas. Aproveite para contar para a gente nos comentários o que você achou de conhecer um pouquinho mais sobre o perfil biológico de cada indivíduo de acordo com o ayurveda.